Moçambique, a Pérola do Índico, a terra natal da TechMozUniverse, o País da Marrabenta, .Vamos aqui mostrar como nos estamos em relação a outros paises de Africa:
Em Abril de 2012, um estudo foi realizado pela IT News Africa e segundo o site, Moçambique era o 10º em África e 140º no mundo inteiro. A cidade de Maputo está no topo, com as conexões mais rápidas ao manter velocidades em torno dos 2.13 Mbps. A TV Cabo era o provedor de Internet mais rápido, com até 3.59mbps e a Vodacom com 1.86Mbps logo a seguir. Foram testados 7 ISP (Internet Service Provider), e a velocidade média apurada foi de 1.96 mbps. O que significa que com a velocidade média de Internet em Moçambique nessa altura, era possível baixar um ficheiro normal de música no formato mp3 em apenas 3 segundos.
Segundo a TechCore ,procurou outra fonte, com dados actuais (janeiro de 2013) para garantir a consistência destes factos e chegou a conclusão que alguns números mudaram desde o último senso. Segundo o siteNetIndex, Moçambique está em 19º em África e 153º no mundo com uma velocidade média de 2.35mbps. A informação sobre os ISPs mantém-se a mesma, mas temos outros países de África a melhorar os números. Se tomarmos em conta a linha de tempo nestas 2 pesquisas (Abril de 2012 e Janeiro de 2013), Moçambique está a melhorar a sua velocidade média, mas acaba por cair no posicionamento geral uma vez que os outros países tendem a evoluir muito mais.
A nossa conclusão remete-nos ao facto de Moçambique ser um País em franco desenvolvimento, e apesar do desnível social e tecnológico existente entre as cidades capitais das províncias e outros distritos e vilas, as novas tecnologias tendem a chegar cada vez mais perto de todos, principalmente nas cidades capitais. Sendo assim, nas cidades capitais, onde há maior concentração de tecnologias de informação, existe crescimento bastante notável no uso da Internet, o que possibilita a nossa posição nesta lista. Podemos tomar como exemplo o artigo que publicamos a alguns meses sobre as estatísticas sobre o Facebook em Moçambique.
A fonte de informação que a IT News Africa usou foram as estatísticas do site www.Speedtest.net. Podes contribuir para que estes dados sejam cada vez mais fiéis, ao aceder ao site e testar a velocidade da tua conexão.
0 comentários:
Enviar um comentário