Antes de mais nada primeiro temos de saber o que e realmente uma placa de video e depois as diferenciaremos.
Definição
A placa de vídeo é responsável por tudo o que vemos na tela do computador, desde as telas do sistema operacional até o desenho do ponteiro do mouse. Ela faz a ligação entre a placa mãe ( Mother Board ) e o monitor.
Placas de Video On-Board
Normalmente, as placas onboard são fáceis de identificar: as peças ficam soldadas na placa mãe e seu conector fica próximo às entradas USB, PS2 e de outros componentes que também são embutidas. Já os modelos offboard ocupam slots e aparecem na parte do gabinete reservada para o encaixe destes.
Vantagens
Estas placas sao bem baratas pois se o utilizador compra uma board consequentemente ganha uma gastando muito menos com uma placa off-board, tambem pelo facto de serem mais comuns maior parte dos SO reconhece-as com facilidade nao sendo necessario estar a procura de drivers na internet, outra vantagem e de elas consumirem muito pouca energia e geram menos calor dentro do gabinete ou case popularmente falando.
Desvantagens
O problema das placas onboard fica por conta da necessidade da memória e do processador do computador para funcionar. No caso da memória, a parte utilizada é normalmente definida no setup (programa da Bios) do PC e é chamada de memória compartilhada ( shared memory ). Por causa desta distribuição de recursos, o processador acaba executando tarefas que seriam da placa de vídeo e, consequentemente, há uma queda geral no desempenho do equipamento.
Como este modelo do hardware é soldado na placa mãe, caso queime ou seja insuficiente para as tarefas do usuário, não há como trocá-lo por um melhor, problema notado por usuarios de notebooks. Nessa situação, a única solução possível é adicionar uma placa offboard e desativar a onboard na Bios, para não atrapalhar o funcionamento da nova aquisição.
Placa de Video Off-Board
Bom acerca das placas de video offboard nao ditaremos suas vantagens apenas as desvantagens.
As graficas off-board permitem que os usuários montem sua própria configuração, definindo a quantidade de memória e ajustando acordo com a sua necessidade. Como elas utilizam um processador independente, o do computador fica livre para cuidar de outras tarefas e o desempenho geral do equipamento fica bem melhor. Esse tipo de placa também traz suporte a alguns recursos que não são encontrados em modelos onboard, como gráficos em 3D, por exemplo. Falando em 3D existem placas graficas que especificas em que podemos assistir filmes em 3 dimensoes basta-se termos um leitor de video Blu-ray ou os filmes armazenados em um Disco-externo.
Desvantagens
É necessário fazer um certo investimento para colocar uma placa de vídeo offboard no PC, afinal, elas costumam ser caras. Além do custo, é preciso ter um conector especifico disponível na placa mãe para conectá-la.
Em relação ao software, é preciso instalar os drivers fornecidos pela fabricante da placa. Mesmo que o hardware seja reconhecido e instalado pelo sistema operacional, o ideal é baixar a última versão dos programas da placa, para aproveitar ao máximo seus recursos.
Bom a Tecmoz espera que voces entendam sobre a necessidade das duas placas e qual se adapta melhor a voces consumidores.
Fonte: Techmoz
Published By: Fernando Mbebe
0 comentários:
Enviar um comentário