Microsoft DirectX é uma coleção de API's que tratam de tarefas relacionadas a programação de jogos para o sistema operacional Microsoft Windows, ou seja, é quem padroniza a comunicação entre software e hardware. Com a padronização de comunicação, o DirectX fornece instruções para que aplicações (jogos, programas gráficos e entre outros, que são escritos para fins de sua utilização), e o respectivo hardware, façam uso dos seus recursos
Nao sabe oque é uma API? veja a definiçao abaixo :
API, de Application Programming Interface (ou Interface de Programação de Aplicativos) é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços.
De modo geral, a API é composta por uma série de funções acessíveis somente por programação, e que permitem utilizar características do software menos evidentes ao utilizador tradicional.
Componentes do DirectX
A funcionalidade do DirectX é provida na forma de comando de estilo e interfaces de objetos, como também um administrador de objetos.Os componentes que incluem o DirectX são:
DirectX graphics : que divide-se em 2 nomeadamente
- DirectDraw : para desenhos graficos em 2D
- Direct3D : para desenhos graficos em 3D
DirectImput : para distribuição de dispositivos de controle - teclados, mouses, joysticks, ou outros controladores de jogo
DirectPlay : para comunicação em rede local de computadores ou internet
DirectSound : para a reprodução e gravação de sons de waveform
DirectSound3D (DS3D) : para a reprodução de sons 3D.
DirectMusic: para reprodução de trilhas sonoras ou tocadas no DirectMusic Producer.
DirectX Media: incluindo DirectAnimation para animação 2D da web, DirectShow para reprodução de multimídias e streaming media, DirectX Transform para interatividade na internet, e Direct3D Retained Modo para níveis mais alto de gráficos 3D. DirectShow contém plugins de DirectX para processamento de sinais de áudio e DirectX Video Acceleration para aceleração de reprodução vídeo.
DirectX Media Objects : apoio por streaming objects como codificadores, decodificadores, e efeitos.
DirectSetup : para a instalação de componentes de DirectX.
0 comentários:
Enviar um comentário