É a IDC quem garante: as vendas de tablets com sistema operativo Android vão superar as vendas de iPads já em 2013. Este ano deverão ser vendidos 190 milhões de tablets no mundo.
Em 2013, deverão ser vendidos 190 milhões de tablets no mundo, revelam as mais recentes estimativas da IDC. A consultora informa ainda que a venda de tablets Android deverá totalizar 49% do mercado deste segmento durante 2013 (em 2012, eram 42%). A confirmar-se esta previsão, o Android passa a deter o primeiro lugar dos sistemas operativos do segmento dos tablets, superando o iOS, que é usado pelo iPad.
A estimativa da IDC revela ainda que, para esta substituição de líderes de mercado, deverá contribuir igualmente a perda de força comercial do iPad. De acordo com os dados da IDC, o tablet da Apple fechou 2012 com uma quota de mercado de 51% e deverá descer para os 46% durante 2013.
Além de revelar que a disputa pelo segmento dos tablets está limitada a duas marcas, as estimativas da consultora permitem antever a perda da hegemonia do iPad e eventualmente uma mudança estratégica no modo como a Apple encara o segmento dos tablets. Em Wall Street, há quem preveja que a Apple vai ter de aprender a “jogar à defesa”, depois de uma fase dominada por uma abordagem expansionista.
«Historicamente, quando uma marca de telemóveis perde as graças do mercado (por exemplo, a Razr, a Blackberry ou a HTC) a queda costuma ser mais rápida que o esperado», comenta Peter Misek, analista de mercados, quando inquirido pela Reuters.
O preço mais em conta é apontado como o fator que mais terá contribuído para o crescimento da quota de mercado. Em contrapartida, a inexistência de licenças potenciou o crescendo do número de marcas que veem no Android o caminho mais direto para entrar no segmento dos tablets. Nas estimativas da IDC, destaque ainda para mais um indicador: metade dos tablets vendidos nos últimos meses têm ecrãs com menos de oito polegadas. A IDC acredita que a tendência vai manter-se em 2013.
0 comentários:
Enviar um comentário