Techmoz Universe Copyright © of Nadir Karimo , Itelio Edson , Fausio Paco , Din Casssamo , Fernando Mbebe

Quem somos?

um grupo de fanaticos de tecnologia com principal objectivo transmitir conhecimento para todos!

Espero que a Tecnlogia esteja por todos moçambique e que um dia nos todos possamos desfrutar dela

Download

Somos um Grupo de estudantes que amamos tudo sobre a tecnologia e temos como objectivo actualizar te sobre o que é a Informatica nestes ultimos dias.

Footer Widget 2

Ads 468x60px

Arquivo do blogue

Seguidores

Total de visualizações

Teste Teste Teste Teste

domingo, 23 de junho de 2013

Kaspersky lista principais vírus, malwares e problemas de segurança que o usuário do sistema da Apple pode enfrentar.


                                             


Mac OS, sistema operacional da Apple, não é tão "rico" em quesito vírus e malwares como o concorrente Windows, mas engana-se quem pensa que a plataforma está totalmente livre de ameaças.

A Kaspersky mostrou uma lista  das principais ameaças já encontradas para quem utiliza um computador Mac. Confira:

Flashback/Flashfake
Trata-se de um trojan que infectou mais de 700 mil Macs e transforma a máquina em um "zumbi". Foi a maior infecção já registrada para a plataforma da Apple, que se espalhava quando usuários acessavam páginas infectadas no Wordpress e o malware se espalhava por meio de uma falha no Java. Em seguida, a máquina passava a fazer parte de uma botnet, rede de computadores controlada por um cibercriminoso.

Antivírus falsos
Ao pesquisar no Google, podem surgir alguns resultados maliciosos para antivírus falsos. Entre os mais famosos estão o MacDefender e MacGuard, que se instalam maliciosamente na máquina e pede um pagamento para a utilização da "versão completa" do programa. Entretanto, após a transação, o usuário percebe que a cobrança foi feita pelo triplo do valor e repetidas vezes. Nem a conta bancária, nem o computador da pessoa estão a salvo.

Vulnerabilidades
O Flashfake, citado anteriormente, só tomou o tamanho que tomou graças a uma falha no Java que ficou 49 dias sem correção. Com a vulnerabilidade, os criminosos puderam escrever um código para explorar especificamente a falha para usar o computador da vítima para enviar programas maliciosos.

Ataques dirigidos
Como nota a Kaspersky, os usuários do Mac são conhecidos por ter um perfil de classe mais elevada, incluindo políticos e executivos, com dados valiosos nas máquinas. Estas pessoas podem ser alvo de ataques dirigidos justamente para ter acesso a estes dados e criam um malware específico para o sistema. Normalmente, ele se instala quando a vítima abre um e-mail, utilizando uma falha de software.

Infecções de rede
Os computadores Mac podem ser utilizados como forma de distribuir malwarepor uma rede. Pendrives e outros dispositivos USB também podem ser usados como forma de disseminação.

Como se proteger 
A Kaspersky dá dicas de como fugir destas ameaças:
1) Crie uma conta sem poder de administrador para as tarefas diárias. 
2) Use um navegador que tenha sandbox e um track sólido de resolução de problemas de segurança de forma rápida, como por exemplo o Google Chrome. 
3) Desinstale o Flash se você não precisa utilizá-lo. 
4) Desinstale o Java do equipamento também ou, no mínimo, desabilite a ferramenta no Safari e outros navegadores quando não for usá-lo. 
5) Atualize os softwares e faça as correções quando os upgrades estiverem disponíveis.
6) Utilize um gestor de senhas para ajudar na proteção contra os ataques de phishing. 
7) Desabilite o IPv6, Airport e o bluetooth quando não estiver usando-os. 
8) Permita a criptografia completa de disco (MAC OS X 10.7 +).
9) Atualize o Adobe Reader para a versão 10 ou posterior. 
10) Instale um antivírus.

Fonte: Olhar Digital

Published By: Fernando Mbebe



Comente e contribua para o crescimento da TechMoz universe pode por gosto na nossa pagina do Facebook tambem no link a seguir Techmoz Universe

0 comentários: