Traduzido do inglês literal, a palavra significa "Raiz", fazendo referência à estrutura de diretórios utilizada pelo Linux, que o Android utiliza como base.
Ao contrário do que acontece no Windows, usuários Linux não possuem acesso às pastas de sistema (por exemplo, o equivalente ao C: no Windows é inacessível no Linux mas apenas à sua pasta /home (equivalente à pasta "Usuários" do Windows), onde podem criar arquivos, instalar programas e assim por diante. Porém, o acesso às configurações de sistema, localizadas na pasta raiz "/", só pode ser feito pelo administrador de sistema, por motivos de segurança.
O que foi explicado acima é exatamente o que temos no Android, já que ele é baseado no Linux. Já reparou que alguns programas pré-instalados (em geral da operadora de telefonia) não podem ser desinstalados? Isso acontece porque ele foram colocados em áreas protegidas e por isso não são acessíveis para o usuário, assim como algumas customizações. Em alguns casos, até a permissão para tirar um screenshot exige que o aparelho seja "rootado".
Quando um usuário faz o "root" em seu aparelho, ele passa a ser o administrador do sistema e ganha acesso às áreas privilegiadas, tornando-se capaz de fazer modificações que não eram possíveis antes. Por mais que pareça algo extremamente complicado e altamente técnico, o processo é bastante simples. Assim como acontece com o Jailbreak em iPhones e iPads, o "root" vem se tornando cada vez mais prático e conhecido, embora seja diferente para cada aparelho Android .
Algumas vantagens do Root :
- Mais apps
- Ultimas Atualizaçoes do android
- Possibilidade de descartar Skin
- Melhora a bacteria e velocidade
- Customizaçao total
- Backup melhorado.
E a desvantagem? bem a desvantagem é o descuido
A desvantagem de se ter o root tem mais a ver com o usuário descuidado que pode apagar ou modificar coisas que não deve e simplesmente estragar o sistema, fazendo-o não funcionar direito ou pior, sequer ligar novamente. Outra possibilidade seriam aplicativos maliciosos instalarem rootkits ou abrir brechas propositais quando instalados e executados pelo usuário desatento, quebrando por fim qualquer segurança do sistema.
E como fazer o root? Bem veja agora alguns programas e como trabalhar com eles neste Link
0 comentários:
Enviar um comentário