Techmoz Universe Copyright © of Nadir Karimo , Itelio Edson , Fausio Paco , Din Casssamo , Fernando Mbebe

Quem somos?

um grupo de fanaticos de tecnologia com principal objectivo transmitir conhecimento para todos!

Espero que a Tecnlogia esteja por todos moçambique e que um dia nos todos possamos desfrutar dela

Download

Somos um Grupo de estudantes que amamos tudo sobre a tecnologia e temos como objectivo actualizar te sobre o que é a Informatica nestes ultimos dias.

Footer Widget 2

Ads 468x60px

Seguidores

Total de visualizações

Teste Teste Teste Teste

terça-feira, 5 de novembro de 2013




Ola pessoal, esta é mais uma analise da Techmoz, hoje decidimos falar-vos de um assunto que intriga muita gente, os Cinemas 3D!!!. Isso mesmo, hoje mostraremos em jeito de análise como funcionam as salas de cinema 3D actuais e na próxima análise mostraremo-vos como funcionam as revolucionarias salas de cinema IMax. Fique connosco e imigrue neste mundo de 3 Dimensões.

Muitas vezes quando chega o fim de semana e dá aquela vontade de sair de casa, nós pensamos quase sempre em ir ver um filme com os amigos ou namorada, e dái optamos que este sejá em 3D, só que quando já estamos lá a assistir o filme durante aquele entusiasmo todo surge-nos uma pergunta " Como isto funciona ??? ", essa é a pergunta mais frequente de todas plateias do mundo.

Bom os filmes 3D projectados no cinema dependem de ilusões de óptica para criar cenas panorâmicas e com profundidade dando assim a sencação dos objectos  parecerem que estão a saltar da tela, mas tudo isso e graças ao nosso cérebro e nossa visão pois nos humanos temos uma visão binocular, ou seja, cada olho enxerga uma imagem diferente e o cérebro as combina em uma única imagem.  O cérebro utiliza a subtil diferença angular entre as duas imagens para auxiliar na percepção de profundidade.
Com o surgimento nos últimos anos da tecnologia 3-D Digital, animadores e cineastas podem enganar seus olhos de uma forma mais real como se você realmente estivesse vendo o filme através de uma janela entre o mundo real e o mundo fantástico do cinema.

Tecnologia 3D antiga

Nos filmes em 3D antigos usavam-se imagens anáglifas para tirar vantagem da visão binocular, essas imagens incluem duas camadas de cor em uma única tira do filme reproduzida por projector. Uma das camadas era predominantemente vermelha e a outra azul ou verde, para assistir se usava um óculos 3D apropriado para o filme. As lentes coloridas forçavam um olho a ver a secção vermelha da imagem e a outra azul ou verde, devido a diferença entre as duas imagens o cérebro as interpreta como uma imagem em três dimensões. Essa tecnologia já fez com que pessoas tivessem dor de cabeça, lesões oculares e náusea. Os óculos para essa tecnologia já ultrapassada eram os da imagem abaixo e era possível fazê-los em casa sem muitos problemas basta-se comprar o material necessário.
                                
                                               



Tecnologia 3D actual

A tecnologia 3-D digital a actualmente utilizada também utiliza imagens para enganar sua visão. Porém, em vez de usar cores para filtrar as imagens em cada olho, a maioria dos sistemas utiliza a polarização. Lentes polarizadas filtram apenas ondas de luz que são alinhadas na mesma direcção. Num par de óculos 3-D, cada lente é polarizada de forma diferente. Em alguns óculos, existe uma diferença de 90 graus na polarização. Outros utilizam diferentes alinhamentos de polarização circular. A tela é especialmente desenvolvida para manter a polarização correta quando a luz do projector é reflectida. Nos filmes que utilizam essa tecnologia, em vez de um amontoado de imagens vermelhas e verdes, as imagens ficam um pouco embuçadas, quando vistas sem os óculos.

Os filmes em 3-D digital usam um ou dois projectores digitais para reproduzir a imagem na tela. Estruturas com dois projectores utilizam um deles para reproduzir a imagem para o olho esquerdo e o outro, para o olho direito. A luz que forma cada imagem é polarizada a fim de igualar as lentes correspondentes. A maioria dos sistemas de um único projector utiliza um dispositivo de polarização posicionado acima da lente do projector. Esse dispositivo é uma placa polarizada que permite a passagem de luz para apenas uma das duas imagens de cada vez.

                                

 Em sistemas de um único projector, cada olho enxerga sua imagem para cada quadro do filme, de duas a três vezes, numa sucessão extremamente rápida. Seu cérebro interpreta isso como uma imagem tridimensional contínua. Alguns sistemas utilizam óculos activos que se sincronizam com o projector usando ondas de rádio, mas costumam serem mais pesados e mais caros do que os óculos polarizados.
                                       

Nas salas de cinema 3D da cidade de Moçambique utiliza-se projectores de duas lentes e as salas tem uma lotação de no máximo 500 pessoas, som Dobly Digital 5.1 e filmes com qualidade 2K ( duas vezes Full HD  e os óculos utilizados são de polirização, de custo baixo. 

                                 

Bom esperamos que vocês gostem da nossa analise que foi feita com muito carrinho para vocês leitores da TechMoz, e  fiquem atentos aos tutorias que temos feito para vocês.

Publicado por: Fernando Mbebe

Fonte: Wikipedia


Comente e contribua para o crescimento da TechMoz universe pode por gosto na nossa pagina do Facebook tambem no link a seguir Techmoz Universe

0 comentários: