Em primeiro lugar estaremos em defesa do Motorola X, em que mostraremos suas especificações e suas novidades em termos de apps,design sensores, etc. E de seguida o mesmo para o Galaxy S4. Não perca nossa avaliação final.
Galaxy S4
O samsung Galaxy S4 é o novo e mais potente smartphone da Samsung, este foi o smartphone mais esperado de 2013 e lançado em Abril do presente ano e Graças aos seus recursos inovadores, desempenho e qualidade, este gadget conseguiu assumir o papel de referência em inovação que até então era do iPhone.
Galaxy S4
O samsung Galaxy S4 é o novo e mais potente smartphone da Samsung, este foi o smartphone mais esperado de 2013 e lançado em Abril do presente ano e Graças aos seus recursos inovadores, desempenho e qualidade, este gadget conseguiu assumir o papel de referência em inovação que até então era do iPhone.
O gadget veio ao mercado com duas versões diferentes no que se refere ao processador pois existe uma versão com processador octa-core com 1,2 Ghz e outra com Quad-core 1,6 Ghz, mas ambas com RAM ( Random Acess Memory ) de 2GB.
O Sistema Operativo é o Android 4.2.2 (Jelly Bean) com funções e sensores super atraentes que parece que foram o prato forte deste novo gadget. veja o que se pode fazer quando se tem este gadget em mãos:
Memoria
Há versões com 16, 32 ou 64 GB de armazenamento, mas para os mais exigentes e possível expandir a memoria comprando um microSD de até 64 GB.
Câmera
A câmera traseira potente tem 13 megapixels com qualidade de captura que garante que você grave os pequenos momentos da sua vida com seus amigos. Sua câmera frontal, 2 megapixels garante boas conversas no skype e em vídeo chamadas.
Novidades
Uma das funções que mais chama atenção do publico e a possibilidade de usar o gadget como um remote control universal gracas ao seu sinal infravermelho. Dispensando assim qualquer remote control podendo reproduzir midias, DVD's Blu-rays players, decoders de TV Digital, projectores, etc.
Configurando tudo apenas com um toque em sua tela touch capacitiva.
A bateria do S4 pode ser substituída por outra que fica dentro de um carregador externo, e se estiveres com a carga no minimo podes com muita facilidade trocar pela bateria de reserva.
- Group Play
O usuário pode jogar, compartilhar arquivos e transmitir músicas com outros aparelhos Galaxy S4 usando o aplicativo Group Play, que conecta os aparelhos através da rede de Wi-Fi.
- Smart Stay
Este recurso permite que a tela do seu Galaxy S4 iluminada enquanto você está olhando para ele. Ele pode detectar seus olhos usando a câmera frontal, impedindo que a tela fique escura enquanto você está lendo alguma coisa. Mas neste ponto a Samsung chega pecar, afirmando que este recurso e novo pois ele já existe no Galaxy S3.
Motorola X
Desde o anúncio da compra da Motorola Mobility pela Google esperamos por um produto que seja o fruto dessa aquisição; agora ele chegou: o Moto X representa claramente a influência de Mountain View na empresa de Chicago. Tivemos diversos vazamentos nas últimas semanas, e quase todos foram confirmados de uma forma ou outra.
A ideia de customização foi muito vendida pela Motorola, apesar de não ser a que a maioria dos heavy-users esperava, ela está muito presente no Moto X; ao comprar o telefone pela AT&T, você pode fazer as seguintes escolhas:
- Armazenamento interno: 16GB ou 32GB
- cor da frente: branco ou preto
- cor da traseira: 18 opções diferentes
- cores dos botões laterais e do anel da câmera: 7 opções.
Especificações
O smartphone não é um topo de linha, mas apresenta specs respeitáveis:
Processador | Qualcomm Snapdragon S4 Pro com dois chips específicos para o reconhecimento de voz e controle de gestos, 2 GB de RAM |
---|---|
Armazenamento interno | 16GB ou 32GB, com 2 anos de Google Drive (50GB na nuvem) |
Sistema operacional | Android 4.2.2 Jelly Bean |
Câmera | traseira: 10MP Clear Pixel (RGBC), flash de LED, vídeo a 1080p, 30fps; frontal: 2MP, vídeo a 1080p HD |
Tela | 4,7 polegadas AMOLED (RGB), HD 720p |
Bateria | 2200 mAh - até 24h de uso normal |
Tamanho | 65,3 x 129,3 mm; espessura: entre 5,6 e 10,4 mm |
Peso | 130g |
Conexões | Bluetooth 4.0, LE +EDR; WiFi ac, HSPA, LTE e CDMA/EVDO Rev. A (no modelo CDMA apenas) |
Preço | 199 USD (16GB) e 249USD (32GB) sob contrato |
Design
A traseira curva serve, de acordo com a Googlerola, para que o usuário possa segurar melhor o telefone, além de permitir uma bateria também curva. Além do logo da Motorola na parte traseira (e, em alguns casos, da AT&T), não há nenhuma outra intervenção comercial no telefone, e de acordo com a OEM, nada de logos na parte frontal do celular.
O aparelho é exatamente o que vimos anteriormente, seja em fotos vazadas, seja nas mãos de executivos das empresas. Um detalhe importante também foi esclarecido: será possível, em um futuro próximo, escolher que a traseira do telefone venha em madeira. O material ainda está em testes, já que madeira combinada com celular que esquenta pode causar problemas.
A possibilidade de engravar a traseira do telefone com mensagens pessoais também foi confirmada.
Sistema operacional
Confesso não entender o Android Jelly Bean 4.2.2, mas a Google deve saber o que faz. Apesar de vir com um Android sem skin, o Moto X terá uma Google Edition também, isso se deve às operadoras, que colocam seus apps e algumas personalizações de software nos telefones vendidos. A GE do Moto X será no mesmo formato das do Galaxy S4 e HTC One: será vendida pela Google Play Store, desbloqueado, sem contrato e sem desconto de operadora; ainda sem data para lançamento ou preço, mas espere algo na mesma linha das outras edições.
Câmera e reconhecimento de voz
Já temos o app da câmera disponível para download, e já ouvimos bastante sobre o reconhecimento de voz do Moto X. Abaixo dois vídeos da Motorola sobre essas features.
Funções/Apps
O Moto X acabou de ser lançado, mas na Google Play Store já existem aplicativos que levam funções do novo smartphone da Motorola para o seu celular. Confira.
ActiveNotifications
O Moto X possui uma tela de bloqueio inteligente, que informa sobre notificações recebidas e liga a tela automaticamente, para que você não perca nada. Graças à tela com tecnologia AMOLED, quase nenhuma energia é gasta, pois a maior parte do mostrador de notificações é composta de pixels pretos. Tome cuidado, contudo, se seu celular tiver uma tela LCD: o consumo da bateria pode aumentar com este app.
O aplicativo ActiveNotifications leva a tela de bloqueio do Moto X para o seu smartphone. Única ressalva: você precisa do Android 4.3 para isso. Nas notificações você pode escolher de que apps gostaria de receber notificações. Além disso, é possível comprar funções premium que ampliam as opções, como um modo de descanso que desativa o aplicativo.
Quando receber uma notificação de um app escolhido, a tela do seu dispositivo se acenderá e você poderá acessá-la diretamente com um deslize de dedo para cima. Um deslize para baixo abre a homescreen e outro para a direita ou esquerda remove a notificação. O aplicativo funciona até mesmo se você usar um descanso de tela.
Twisty Launcher
Nos vídeos promocionais do Moto X é mostrado como se ativa a câmera com uma sacudidela de pulso. Exatamente essa função também é disponibilizada pelo Twisty Launcher. Há três gestos diferentes para acionar seus aplicativos. O primeiro é grátis, e os outros são pagos. A ativação do app da câmera está incluída na versão grátis. Para ativar sua câmera, você precisa primeiro segurar seu celular lateralmente, balançá-lo para o lado esquerdo e depois duas vezes para o direito. Depois de um período para se acostumar, você vai ver que se trata de um modo de ativação bem prático. O Twisty Lancher é compatível com Android 2.3 ou superior.
Além disso, você pode decidir se o controle por gestos também funcionará na tela de bloqueio. Quem quiser tirar uma foto rapidamente sem precisar destrancar o celular deve ativar essa função.
Por fim, quem ainda estiver procurando os papéis de parede oficiais do Moto X pode encontrá-los no site XDA-Developers.Muito tem sido falado sobre o hardware, e eu escrevo também com prazer sobre o design. Mas o ponto forte do Moto X deve ser mesmo o software de ponta. Vamos dar uma olhada em algumas das novas funções que já foram reveladas. O Android Police vazou as capturas de tela que as ilustram.
Active Display, Active Notifications, Motorola Connect
Como já noticiado, o Moto X não terá mais flash de notificação. A tecnologia AMOLED permite que pixels individuais sejam iluminados sem que toda a tela seja ativada. A função Active Notifications se aproveita disso e mostra prévias de notificações diretamente na tela, fato que economiza bastante energia.
Para controlar essa função, o usuário deve deslizar o dedo para cima se quiser ver uma nova notificação, para baixo se quiser ativar o celular, e para a direita ou esquerda se quiser limpar a tela até a chegada de uma nova notificação. O mais interessante é que essas mensagens não aparecem se o aparelho estiver no bolso da calça ou numa bolsa, ou quando a tela estiver voltada para baixo. Isso faz parte da nova tecnologia “contextual awareness” que a Motorola vem divulgando há algum tempo: o Moto X se adapta ao seu ambiente e ao contexto de uso.
O Motorola Connect é uma extensão do Chrome e permite que mensagens de texto e chamadas sejam também gerenciadas pelo computador. Você poderá enviar SMS do seu computador e também receber notificações de chamadas.
Localização do aparelho
O Moto X terá uma função de localização de aparelhos perdidos ou roubados. A conta do Google do usuário servirá como ID do aparelho. O Android ainda não possui uma função como essa de fábrica. Na Play Store, contudo, já existem aplicativos que oferecem esse serviço.
Uma interessante função correlata, até agora anunciada apenas para os modelos Droid, é a ordem verbal de toque: quando o usuário não conseguir achar o smartphone num quarto desarrumado, por exemplo, ele poderá falar “OK Google Now, call my Droid” e o celular começará a tocar. Espero que essa função também esteja incluída no Moto X.
Motorola Assist
Essa função parece ser o cerne da tão anunciada “inteligência” do Moto X. Com a ajuda de algumas informações do cotidiano do usuário (por exemplo os dados do GPS ou do calendário), o Moto X realiza automaticamente certas tarefas que nos outros celulares teriam de ser configuradas manualmente. Alguns exemplos: o aparelho passa para o modo de direção quando detecta um carro em movimento, ou fica mudo à noite ou durante uma reunião marcada previamente no calendário. Trata-se de pequenos detalhes, mas eles ilustram bem como a Motorola tenta se integrar ao cotidiano do usuário.
Controle por voz
Já foram ditas algumas coisas sobre o controle por voz, função que o Google e a Motorola desejam revolucionar com o Moto X. O aparelho não só reagirá a comandos de voz, mas também reconhecerá a voz do seu dono. Para isso, há um modo de treinamento em que o usuário deve falar certas frases para o aparelho, e depois dele barulhos do ambiente ou outras vozes não poderão ativar o celular.
Muitas funções do Moto X serão o novo padrão da Motorola, e deverão aparecer também nos novos Droids.
Além disso, o SVP de Produtos da Motorola Mobility também apareceu com um Moto X, dessa vez em um evento privado para executivos da empresa:
O aparelho nas mãos de Schmidt e Rick Osterloh parece-se muito como que já lemos sobre o novo lançamento da Motorola Mobility: a posição da câmera e flash, da entrada para fones de ouvido, os botões laterais, a traseira curva... Ser presidente do conselho da Google e SVP da Motorola tem sus vantagens.
Outro acontecimento relacionado ao Moto X foi um rumor qe saiu no Google +, e esse é um pouco mais estranho. Quando saiu o anúncio do Moto X, ele prometia um smartphone personalizável, depois aprendemos que essa personalização era meramente estética, agora, entretanto, essa "mera estética" parece ir um pouco mais além: de acordo com Taylor Wimberly, será possível escolher não só a cor da parte traseira, mas também o material.
O plástico seria o padrão, mas também haveria a opção de madeira, metal, cerâmica ou tecidos (?). Nesse mesmo post ele nos dá outra data para o lançamento do Moto X: dia 23 de agosto.
Atualização: a Rogers, uma operadora canadense, colocou no ar um vídeo que mostra algumas funções do Moto X: pelo comercial, o telefone estará sempre escutando e pronto para responder, essa função lembra muito o funcionamento do Google Glass. O vídeo confirma o lançamento para agosto no Canadá, nas cores preto e branco, o que indica que a personalização realmente ficará restrita aos Estados Unidos.
Agora vazam vídeos e mais vídeos do Moto X em ação. Nunca houve tantas informações novas sobre o novo carro-chefe da Motorola como na semana passada, inclusive uma variedade de vídeos - oficiais e não-oficiais. Veja aqui uma atualização do que vazou até agora.
A Motorola pertence agora à Google, e isso se nota: como a CNET informa, o Moto X o escuta sempre. Se ligado, o aparelho escuta constantemente os comandos de voz, mesmo se ainda bloqueado. O assunto do controle de voz parece ser o que diferencia o Moto X.
Como demonstrou um vídeo do Vimeo (de um usuário chamado kronikbudz), o aparelho ouve o código de ativação “Ok Motomagic”. Isso permite que o usuário inicie chamadas ou acesse websites. A função é chamada “Open Mic”, e poderá despertar as atenções de advogados e de quem gosta de teorias de conspiração.
Mas não temos apenas esse vídeo não oficial do Vimeo. Vazou um vídeo promocional da operadora canadense Rogers, informando que o Moto X será oferecido com exclusividade por ela no país. Esse vídeo também confirma a função Open Mic e a variedade de funções controladas apenas por voz.
Também sabemos que o Moto X provavelmente não terá mostrador LED para novas notificações. Em vez disso, as notificações serão mostradas diretamente na tela.
Além disso, o vídeo também mostra algumas funções da câmera. Ela pode ser ativada com um movimento duplo do pulso. Para tirar uma foto basta clicar em qualquer lugar da tela, e prolongar o toque para fotos múltiplas.
A Rogers aparentemente tentou tirar o vídeo da rede, pois ele não está mais disponível no YouTube. Contudo, no Google Plus, a usuária ainda o mantém online.
Por falar da câmera, a Motorola também publicou um Tweet em sua conta que pode dar a dica de mais uma função. Ele mostra quatro imagens borradas de uma criança, com a frase: “Ou esse menino é muito rápido, ou os smartphones de hoje são muito lentos”. A câmera do Moto X, portanto, deve poder tirar fotos de movimento sem borrões.
O mesmo usuário que demonstrou a função do Open Mic no Vimeo também fez um teste de benchmark e uma identificação de CPU. Os resultados indicam Snapdragon S4 Pro Dual-Core com 1.7 GHz. O resultado de 35172 de benchmark é surpreendentemente bom, e ainda permanecemos céticos. É possível, contudo, que a Motorola e a Google tenham otimizado tanto o hardware quanto o software do aparelho.
Na semana passada, o pessoal do Android Police revelou capturas de tela mostrando a câmera do Moto X. Pois no fim-de-semana eles disponibilizaram também o APK do aplicativo para download. Confira os detalhes.
Minimalista e intuitivo
No Galaxy S4 as funções básicas da câmera funcionaram sem problemas. Tudo o que foi mostrado nas capturas de tela vazadas também funcionou bem no meu teste: fotos com um toque, zoom com um deslize, bem como a mudança para a câmera frontal e a abertura do menu da galeria. Também as fotos em série segurando o dedo na tela funcionaram, mas a câmera não tirou mais do que uma foto por segundo.
O modo panorama e a câmera-lenta para vídeo estão desativados. Além disso, a principal novidade da câmera, a sua ativação por movimentos de pulso, depende do hardware do Moto X e também não pôde ser reproduzida. Por fim, ocorreram algumas falhas do sistema quando passei do modo de vídeo para o da câmera.
Não é para todos os aparelhos
No HTC One pude instalar o app apenas depois de várias tentativas. A câmera lenta estava ativada, mas depois de um vídeo curto o app congelou e não pôde ser recuperado. Após uma nova instalação apareceu de novo uma mensagem de erro. E o que é pior: a câmera nativa do HTC One também parou de funcionar e apenas o reinício do aparelho resolveu o problema.
Conclusão: vale a tentativa
A câmera do Moto X é compatível com outros aparelhos apenas em parte. Após o teste com o S4 minha impressão foi mista: a interface minimalista me agradou, a função de foco e foto com toques é muito prática. Contudo, faltam muitas funções e efeitos presentes em outros apps de câmeras. Como o app foi feito para os smartphones da Motorola, tenho certeza de que ele terá várias outras funções nos dispositivos originais.
Se quiser experimentar o app, você terá de procurar mais um pouco, pois o Android Police o removeu da internet. Em outros sites ele ainda está disponível. O aplicativo não substitui o app nativo da câmera, a não ser que seu aparelho seja outro Motorola (nesse caso, é melhor fazer um backup antes). O download, como sempre, é por sua conta e risco.
Bom essas foram algumas das novidades que trouxemos para vosses acerca destes dois Gadgets, desta vez nao daremos o resultado das nossas avaliações em relação aos dois smartphones, pois serão voces baseados no que viram nesta analise qual dos dois é o melhor.
Publicado por: Din Cassamo e Fernando Mbebe
0 comentários:
Enviar um comentário